Vivian Pinto Portela da Silva.

Vivian Pinto Portela da Silva.
Vivian Silva, diploma e fotografias, uma proferindo palestra em Congresso Internacional (Xalapa, México, 2011); em 2007; com o neto John Portela Grooms (novembro, 2013). Abaixo: Jornal da Tarde, (dezembro, 1966). Fotos com a família Wallace, proferindo palestra em High-School e como Jovem Embaixadora na, Universidade de Stanford (California, 1967).

sábado, 11 de fevereiro de 2012

IV. TAPEÇARIA BORDADA: JEAN GILLON.

IV. TAPEÇARIA BORDADA: JEAN GILLON.

Outro artista multimídia que bordou Tapeçarias estilizadas foi Jean Gillon (Romênia, 1919 - São Paulo, 2007). O artista radicado em São Paulo foi desenhista, aquarelista, pintor, tapeceiro, designer de mobiliário, além de cenógrafo e figurinista de teatro e cinema. Gillon empregou mais de um tipo de técnica nas suas obras têxteis bordadas: o Petit-point ou Pontinho, na obra reproduzida; e a técnica de bordado conhecida como Tuffing, utilizada na Tapeçaria reproduzida depois.


Esse tipo de técnica permite alcançar relevo diferenciado nas suas diversas partes e emprega instrumento especial, conhecido como agulha mágica. Mágica, pois essa técnica permite muito maior rapidez na execução da obra têxtil do que todos os outros tipos de pontos bordados sobre tela, sem prejuízo da qualidade final da obra, que depende de somatória de elementos: do design da Tapeçaria, da escolha dos materiais, da adequação técnica e da qualidade da execução artesanal. E, mais que tudo, da arte de cada ser artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário