Vivian Pinto Portela da Silva.

Vivian Pinto Portela da Silva.
Vivian Silva, diploma e fotografias, uma proferindo palestra em Congresso Internacional (Xalapa, México, 2011); em 2007; com o neto John Portela Grooms (novembro, 2013). Abaixo: Jornal da Tarde, (dezembro, 1966). Fotos com a família Wallace, proferindo palestra em High-School e como Jovem Embaixadora na, Universidade de Stanford (California, 1967).

sábado, 11 de fevereiro de 2012

V. TAPEÇARIA BORDADA: OUTROS ARTISTAS.

V. TAPEÇARIA BORDADA: OUTROS ARTISTAS.


Outros artistas como Madeleine Colaço, a portuguesa que se tornou conhecida na Tapeçaria bordada brasileira, desenvolveu elaborada técnica pessoal que transmitiu a seus seguidores, sua filha Concessa Colaço e, seu neto, Tomás Colaço, todos com obras Figurativas.

Nora Correas (Argentina, 1942-) e Vivian Silva (Rio de Janeiro, 1945-), foram artistas que começaram suas carreiras bordando tapeçarias e participaram da Cultura da Fibra desde as primeiras mostras nacionais nos seus respectivos países. Na década de 1960 Correas passou temporada no Brasil, quando desenhou tapeçarias bordadas na mesma técnica empregada pela família Colaço: ela apresentou essas obras, ainda Figurativas  e estilizadas na sua mostra individual, realizada na Galeria Vernissage (Rio de Janeiro, 1969). Posteriormente Correas desenvolveu o universo abrangente das técnicas e materiais têxteis e se tornou uma das mais conceituadas, destacadas, homenageadas e premiadas artistas da moderna Cultura da Fibra argentina. Os citados, Correas e Silva, abandonaram o bordado, e adotaram e criaram novas técnicas, que permitiram o pleno exercício de sua criatividade e a conquista do espaço, o que a técnica de bordado nunca permitiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário